Crítica Portuguesa

16.7.04

O horror

Espero sinceramente que esta informação, disponível por intermédio do Boing Boing, não seja verdadeira. Em tempos de campanha presidencial Americana, todo o cuidado é pouco no que toca a notícias deste género, já que ambos os lados já provaram estar dispostos a utilizar todas as armas ao seu alcance para atingir os seus objectivos. Mas a notícia traduzida aqui do respeitável Der Spiegel, que cita Florian Westphal da Cruz Vermelha Internacional como dizendo haver mais de 100 crianças detidas no Iraque, inclusivé na prisão de Abu Ghraib, combinada com os rumores que se seguiram à audição de Rumsfeld sobre as fotografias de Abu Ghraib de que existiriam mais fotos e videos na posse do Pentágono, mais horríveis que as até agora trazidas a público, faz-me temer o pior.

Apesar de estar na primeira fila dos que desejariam ver o Sr. Rumsfeld ser corrido com o equivalente político de um tratamento de alcatrão e penas, acredito que neste caso quem teria mais a perder com tão terrível acção seria a Sociedade Ocidental propriamente dita. Apesar de me insurgir permanentemente contra a proclamação dos Estados Unidos como fina-flôr e arautos do "Ocidente", tenho que reconhecer que para muitos países em desenvolvimento do "Oriente" e do "Sul" eles aparecem como tal. A terem existido os eventos referidos, seria disferido um rude golpe na credibilidade de todos nós ocidentais, e tal iria condicionar ainda mais, e acredito que durante um longo tempo, todas as possibilidades de reconciliação internacional.

No que toca aos EUA em particular, sinceramente começo a duvidar do que estes senhores aprendem na escola e na vida. Um comportamento destes, a ser confirmado, espelha um total desrespeito pela diferença e pelo ser humano (não Americano, obviamente!) e fazem questionar-me em se terá sido sábio e seguro ver uma nação crescer e atingir um semelhante poderio económico, político e militar, sem tal ter sido acompanhado da necessária evolução e maturação dos seus indivíduos e sociedade, e no que será de nós no futuro.

Tenho muito receio dos tempos presentes...
colocado por JLP, 00:21

1 Comentários:

Procurei a mesma informação no The Onion— outro site conhecido pela seriedade das suas notícias—, mas nada encontrei :)

Cumprimentos,

AA
comentado por Blogger AA, 10:31 da tarde  

Adicionar um comentário