Crítica Portuguesa

27.6.05

E para quando por cá?

No seguimento do artigo da mais doce companheira, e para fechar o círculo, pergunto-me quando serão alteradas as leis deste nosso país que punem quem opte em liberdade por expressar a sua revolta e indignação destruindo ou "profanando" a nossa bandeira ou insultando, criticando e vociferando contra os órgãos de soberania.

Estamos num país que confere aos seus deputados, fruto de longa tradição de insulto e de ofensa herdada da 1ª Republica, imunidade parlamentar para assegurar amplo espectro na sua capacidade de atacar sem escrúpulos. Porque havemos portanto nós cidadãos, base da legitimidade democrática, de obedecer a particulares regra de contenção e de decoro quando atacamos não pessoas, mas meras abstrações do nosso Estado como a nossa bandeira e os cargos políticos? Porque há-de, por exemplo, o Presidente da República gozar de um regime de excepção e não somente dos argumentos e meios de defesa de um vulgar cidadão?

O respeito pelos símbolos e pelas instituições não se decreta. Está na atitude dos seus titulares e dos que trabalham diariamente em seu nome.

E acima de tudo a de liberdade individual de expressão deverá sempre primar sobre abstrações sem rosto, que em última instância se preferem afirmar pelo temor e pela força do que conquistar legítimo respeito.
colocado por JLP, 20:39

0 Comentários:

Adicionar um comentário