Crítica Portuguesa

24.8.05

O dever (geralmente) começa em casa

O Público Última Hora informa-nos que Bruxelas, mais concretamente a Comissão Europeia, pretende financiar emissões de rádio para promover a Democracia na Bielorrússia.

É curioso constatar como uma instituição desprovida ela própria de qualquer tipo de legitimidade democrática como é a Comissão Europeia venha deste modo encher o peito e vestir a farda de paladina da Democracia.

Além disso, será de questionar a legitimidade e existência de mandato para deste modo se ingerir em questões internas de estados que não são membros da UE. A Comissão não goza de nenhum estatuto de representatividade perante terceiros em relação a política de Negócios Estrangeiros. A Constituição Europeia não está em vigor, e como tal não há nenhum imperativo de "política externa comum" que obrige à convergência dos estados membros em relação à política externa. Terá havido alguma reunião do Conselho de Ministros de Negócios Estrangeiros que eu desconheça e que tenha tomado uma decisão relativamente a essa posição?

Além disso, a História (e nomeadamente a recente) devia provar quais são os efeitos negativos destas tentativas de ingerência e da asserção de "superioridades morais" e de políticas de "propagação da Democracia". Os problemas existentes na Bielorrússia e contidos dentro das suas fronteiras dizem somente respeito aos Bielorrussos, que terão de optar por os resolver ou não da maneira que melhor lhes aprover. A tentativa leviana e irresponsável de tentar formatar sociedades e povos com Morais distintos está mais que visto que dá mau resultado e que eventualmente faz ricochete das piores maneiras.

Além disso, na situação concreta coloca-se uma questão que demonstra porventura a leviandade da acção da Comissão: tendo sido escolhida uma rádio Alemã para fazer a "doutrinação", será que a Comissão já antecipou possíveis retaliações, por exemplo comerciais, da Bielorrússia em relação à Alemanha? Terá o aval do Estado Alemão?

Será que agora andamos todos a brincar aos diplomatas?
colocado por JLP, 15:37

0 Comentários:

Adicionar um comentário