Crítica Portuguesa

10.11.05

Excitações

É certo que as coisas para os lados do Super Mário não parecem ir de feição. Compreende-se assim a excitação de Vital Moreira, que escreve assim na sua causa (negritos meus):
"O antigo semanário independente "Expresso", agora despudoradamente transformado em jornal oficial da candidatura de Cavaco Silva, publica hoje uma sondagem relativa às eleições presidenciais, onde as novidades mais evidentes em relação a sondagens anteriores são a baixa de Cavaco Silva (embora mantendo ainda a maioria absoluta) e o aparecimento de Mário Soares à frente de Manuel Alegre (embora por apenas 1%). Qual foi a manchete escolhida? Que Soares e Alegre estão "empatados"! Imagine-se que os dados eram inversos. Qual seria a manchete? "Alegre à frente de Soares", pois claro!
A isto chama-se manipulação informativa."
Em primeiro lugar, cumpre informar VM que a sondagem não é só do Expresso, esse jornal do demo. Eu até sou dos que recentemente defendem a tese que "se saíu no Expresso, não acredite". Mas, neste caso, cumpre-se assinalar que ao seu lado a encomendar a sondagem à Eurosondagem estão também a Sic e a Rádio Renascença. Será que são essas outras instituições para acrescentar ao rol de manipuladores informativos, ou não dá jeito?

Quanto às afirmações de VM no artigo em causa, relativamente ao empate das candidaturas de Soares e Alegre, haveria muita coisa que para tal se lhe poderia dizer e ensinar em relação a erros de amostragem. Mas sinceramente de momento não tenho tempo. Fica só o excerto da ficha técnica com negritos meus:
"O erro máximo da Amostra é de 2,48%, para um grau de probabilidade de 95,0%."
colocado por JLP, 23:45

0 Comentários:

Adicionar um comentário