Crítica Portuguesa

31.12.05

Ecos preocupantes

Ecos preocupantes vindos da terra de sua majestade:
The government is considering changing the year-old Freedom of Information Act to limit so-called frivolous inquiries.

[...]

The Freedom of Information Act 2000, which became law on 1 January 2005, means people have the right to access information held by 100,000 public bodies.

Police forces, hospitals, schools, local councils and the government are obliged to reply to requests for information.


BBC News.
A partir de amanhã, a polícia britânica vai poder deter qualquer pessoa suspeita de ter cometido qualquer delito, independentemente da sua gravidade.

[...]

De acordo com a nova lei - que apenas exige aos polícias britânicos que demonstrem "bom senso" no momento da sua decisão -, quem se recusar a apresentar aos agentes de autoridade o nome ou a morada pode vir a ser detido.

A nova lei admite também a possibilidade de os agentes da polícia fotografarem os suspeitos no local da detenção e não apenas na esquadra


Público Última Hora.
A somar à recente extensão do período em que um suspeito de terrorismo pode estar detido sem acusação e às recentes medidas de retenção de informação relativa a contactos telefónicos e troca de informação na Internet, são sem dúvida razões para estar mais atento aos crescentes atentados à privacidade, à liberdade e aos direitos de cidadania.
colocado por JLP, 18:14

0 Comentários:

Adicionar um comentário